CARPE DIEM

"Aproveite o momento" ; "Colha o dia " . "Aproveitar a vida e não ficar apenas pensando no futuro." SEJA BEM VINDO!!!

sábado, 3 de novembro de 2018

EU E MINHA MÃE ......Parte 1




“Bem, mais ou menos há quatro anos , eu e minha mãe voltámos de carro de alguma visita ou da igreja , não me lembro ao certo . Era ela quem dirigia e eu a acompanhava , como na maioria das vezes , no banco do carona , porém, sempre atento a qualquer coisa que pudesse acontecer inesperadamente . Eu, na verdade , já havia observado algum comportamento diferente de minha mãe que antecede a esse fato e, por isso , minha atenção redobrada, sobretudo , quando ela se dispunha a dirigir .

Estávamos quase já chegando em casa. Nessa época ela havia se mudado . Morávamos próximos um do outro o que fazia minhas visitas a ela serem frequentes .
Antes de minha mãe adentrar em uma rua que dava acesso a nossa – nos encontrávamos na rua principal – o volante do carro , pareceu , por um momento , deixar de ficar sob seu controle , o que acabou acarretando em um movimento brusco para o lado esquerdo, exatamente para o lado da pista onde vinham os carros contrários . Felizmente , pelo bom reflexo que disponho , imediatamente intervi com uma das mãos, desviando o carro para o meu lado , também de forma brusca e inesperada . Com isso , evitei um provável acidente . Chegamos em casa são e salvos , mas não deixou de ser um susto .
Pois bem , esse susto foi o suficiente para eu decidir por conta própria , com a ciência de meu único irmão , já falecido , que mamãe não deveria pegar mais no carro . A partir de então , passei a choferar para ela .
Estava decidido também , que mamãe deveria ir a um médico , especificamente , neurologista . Mas isso se deu , após outros fatos : começou a cair , levar tombos , do nada . Sequer pressentia-os. Simplesmente , caía . Onde estivesse , caía . Eu consegui evitar algumas de suas quedas, que se tornaram contínuas - Esse sintoma , acompanhado de breves esquecimentos , fez com que eu resolvesse leva-la ao médico neurologista a fim de averiguar todo o ocorrido . E lá fomos nós . A consulta foi breve . Diagnóstico : Hidrocefalia . Mamãe foi diagnosticada com hidrocefalia . Por isso , os tombos frequentes e as fortes dores de cabeça , praticamente diárias .
Mas lamentavelmente o diagnóstico não se restringiu apenas a isso . Concomitante a essa novidade , a médica diagnosticou uma demência . Mamãe saiu comigo dali acho que estática . Creio mesmo que ela não tivesse se dado conta da gravidade do problema que se iniciava ali ou fingia não ter ouvido nada .
Quanto a mim , saí arrasado do consultório . A minha perplexidade se uniu ao silêncio e a um fim de tarde sem revoada de pássaros .
Falaremos em próxima postagem sobre acontecimentos posteriores a esse fato . Até a próxima . “
( Cícero Aarão ) .

Nenhum comentário: